ACONTECE

Az3D: Scanning Portugal's Azulejos in their Architectural Context

29 de Maio a 2 de Junho de 2023

Edward Triplett, da Duke University, conduziu o workshop Az3D: Scanning Portugal's Azulejos in their Architectural Context (programa ARTis Now). Com um total de nove participantes, o Az3D decorreu entre a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Academia das Ciências de Lisboa. Alguns dos primeiros resultados podem ser vistos no Sketchfab do grupo Az.

>> Sketchfab

Az3D: Scanning Portugal's Azulejos in their Architectural Context

CANDIDATURAS ABERTAS | Até 15 de Maio de 2023

No âmbito do programa ARTis Now, o Professor Edward Triplett, da Duke University, conduzirá o workshop Az3D: Scanning Portugal's Azulejos in their Architectural Context, a decorrer entre os dias 29 de Maio e 2 de Junho na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e na Academia das Ciências de Lisboa.

RESIDÊNCIAS EM INVENTÁRIO, CATALOGAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO DE AZULEJO

CANDIDATURAS ABERTAS  |  Até 7 de Outubro de 2023

A partir de Novembro de 2022, o grupo Az – Rede de Investigação em Azulejo recebe até quatro projectos de inventário, catalogação e documentação de azulejo numa residência ao vivo ou virtual, que se prolonga até Junho de 2023. O programa de residências inclui formação teórico-prática oferecida pelos investigadores e colaboradores do Az e o desenvolvimento de um plano de trabalho específico.

I Curso Livre Estudos de Azulejo | história da azulejaria portuguesa

Janeiro a Junho de 2021 | plataforma Zoom | 18h00-19h30

O I Curso Livre Estudos de Azulejo | história da azulejaria portuguesa propunha uma visão cronológica da azulejaria produzida ou aplicada em Portugal. Foram dez aulas leccionadas por um conjunto de investigadores especializados, garantindo a comunicação das mais recentes perspectivas de estudo sobre cada época.  As aulas foram ainda complementadas pelo seminário AzLab, cujas sessões, ancoradas aos temas do curso, privilegiaram a presença de investigadores, artistas e museólogos estrangeiros.

O AZULEJO ESTÁ... | curso livre de história do azulejo

Maio de 2017 | FLUL | Sala 5.2

Conduzido por Rosário Salema de Carvalho, o curso estruturou-se em cinco sessões teórico práticas organizadas, após uma sessão introdutória, por locais de aplicação do azulejo – igrejas, palácios, fachadas e novos equipamentos urbanos. Cada sessão teve um convidado que, durante 15m, apresentou um caso de estudo específico.

AzFlash#01

Janeiro de 2017

O AzFlash pretendia dar a conhecer uma obra em azulejo à hora do almoço. A primeira e única edição aconteceu durante o mês de Janeiro de 2017 e foi dedicada ao património da Universidade de Lisboa [Cidade Universitária].