EXPLORE

Az Infinitum - Sistema de Referência e Indexação de Azulejo

O Az Infinitum – Sistema de Referência e Indexação de Azulejo é uma plataforma online, em permanente actualização, que inventaria, cataloga e documenta o património em azulejo produzido ou aplicado em Portugal até à actualidade. É a única plataforma com estas características e a maior base de dados sobre azulejo do país, dinamizada por uma equipa de investigadores especializados. Objectivos? Conhecer, estudar, divulgar e proteger o património azulejar nacional!

[ACESSO ONLINE]

Catalogação de padrões da azulejaria portuguesa

Início: 2010
Fim: em curso

O projecto pretende oferecer à comunidade científica e às instituições uma catalogação de padrões (e molduras), que funciona como um instrumento de controlo e normalização terminológica, disponibilizada na área padrões e molduras do Az Infinitum – Sistema de Referência e Catalogação de Azulejo.

Moldura M-18-0004

À volta dos azulejos - as molduras da azulejaria barroca portuguesa (1675-1750)

Início: Setembro de 2014
Fim: em curso

Pós-doutoramento dedicado ao estudo das molduras do período barroco, financiado pela FCT (SFRH/BPD/84867/2012) entre Setembro de 2014 e Abril de 2019, e que tem continuidade na contratação, através da DL-57 pelo ARTIS-IHA/FLUL, da investigadora Rosário Salema de Carvalho.

Lisboa, edifício na Calçada dos Cavaleiros, 1698 | Arquivo Leitão [s.d.]

Estudos de proveniências

Início: 2014
Fim: em curso

As colecções de azulejo, públicas e privadas, que foram sendo reunidas a partir da segunda metade do século XIX resultam, em grande medida, da descontextualização de património azulejar, ou seja, dos revestimentos tornados objectos. Esta dinâmica, que promoveu a circulação desses mesmos objectos, favoreceu também o apagamento da memória dos espaços originais onde os azulejos se encontravam aplicados.

Az.thesaurus

Início: 2015
Fim: em curso

A articulação em rede e a partilha do conhecimento com outras instituições e, consequentemente, com outros sistemas de informação implica, cada vez mais, o desenvolvimento de métodos eficazes de classificação e recuperação dos dados. Na área da azulejaria, este é um campo em aberto. Muito embora se registem exemplos de glossários, o desenvolvimento de um instrumento sistemático de controlo e uniformização de vocabulário é uma tarefa que permanece por fazer, mas a que urge dar início.

Padrão P-20-00096, da fábrica Estaco | Col. Cortiço & Netos

A colecção Cortiço & Netos

Início: Fevereiro de 2013
Fim: Junho de 2013

A firma Cortiço & Netos existe há cerca de trinta anos, armazenando e comercializando um espólio de azulejo industrial português de enorme relevância. Entre Fevereiro e Junho de 2013 recebram duas estagiárias do Az, no contexto do programa de estágios da licenciatura do curso de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL).

Campo Maior, Igreja, segundo quartel do séc. XVIII | fotografia de Libório Manuel Silva

Iconclass - tradução para português

Início: 2012
Fim: 2014

O Iconclass é um sistema de classificação para conteúdos culturais, que tem sido usado em museus e instituições de todo o mundo, mas a sua amplitude no âmbito da comunicação visual ultrapassa em muito o domínio do património cultural tradicional.

Detalhe de uma fachada da cidade de Ovar | fotografia de Francisco Queiroz/IPC

Fachadas azulejadas do Concelho de Ovar

Início: Novembro de 2010
Fim: Dezembro de 2011

Este estudo consistiu no levantamento exaustivo dos ornamentos cerâmicos existentes nas fachadas da cidade de Ovar e do seu concelho, aplicando-se o levantamento não só aos azulejos, mas também a outros elementos cerâmicos de decoração e coroamento de fachadas (designadamente pinhas, globos, platibandas, estátuas alegóricas, etc.). O estudo incluiu ainda a avaliação do estado de conservação das respectivas fachadas.

Devolver ao olhar

Início: 2009
Fim: em curso [no Museu Nacional do Azulejo]

Devolver ao olhar é um projecto do Museu Nacional do Azulejo (MNAz) para inventariar, conservar e estudar as reservas do museu, que contou com o apoio da FCT e teve a colaboração inicial de investigadores do Az.