Lisboa, edifício na Calçada dos Cavaleiros, 1698 | Arquivo Leitão [s.d.] 

    Estudos de proveniências

    Início: 2014
    Fim: em curso

    As colecções de azulejo, públicas e privadas, que foram sendo reunidas a partir da segunda metade do século XIX resultam, em grande medida, da descontextualização de património azulejar, ou seja, dos revestimentos tornados objectos. Esta dinâmica, que promoveu a circulação desses mesmos objectos, favoreceu também o apagamento da memória dos espaços originais onde os azulejos se encontravam aplicados.



    Colecções como as do Museu Nacional do Azulejo e outras de menor dimensão, ou privadas, apresentam boa parte das peças como de proveniência desconhecida. Mas nos casos em que a proveniência é identificada muito ficou por contar.

    O objectivo do presente projecto é (re)fazer a história de muitas destas peças, partindo dos objectos e recuando no sentido de procurar identificar os seus locais originais de aplicação (reconstituindo ainda que virtualmente o revestimento inicial), assim como traçar a história dos mesmos ao longo de percursos habitualmente muito pouco lineares.

    O projecto tem início com três casos de estudo, ilustrativos de problemas distintos, que permitem testar metodologias e formas de comunicação dos resultados: 1) Museu Nacional do Azulejo; 2) Casa-Museu Medeiros e Almeida; 3) Colecção Berardo. A estes acrescem ainda as contribuições de teses de mestrado e doutoramento em curso.

    No primeiro caso, seleccionaram-se os painéis de Gabriel del Barco e outros atribuídos a Manuel dos Santos. Para estes revestimentos são conhecidas as proveniências e o desafio é perceber como se pode construir uma ficha, no Az Infinitum, que revele a história das peças e as articule com outras entretanto identificadas ou desaparecidas, mas das quais subsistem fotografias em arquivos privados, já identificadas. O papel da fotografia como registo de memórias é também discutido neste contexto e o Az Infinitum passará a dispor, muito em breve, de um módulo de fotografias antigas.

    Na Casa-Museu Medeiros e Almeida, o inventário privilegia todos os revestimentos, ainda que estejamos perante reaplicações e não aplicações originais. Estes conjuntos permitem, no mesmo sentido, tratar revestimentos de proveniência conhecida mas com um tipo de documentação distinto do exemplo anterior, a par de outros cuja origem se desconhece por completo. 

    Por sua vez, a Colecção Berardo revela fortes preocupações com a identificação das proveniências, razão pela qual se pretende tirar partido destas informações e, através da comparação com outros conjuntos e recorrendo a fotografias de arquivo, reconstituir os revestimentos originais.


    Coordenação:
    Rosário Salema de Carvalho
    Alexandre Pais

    Bolseiros directamente envolvidos:
    Patrícia Nóbrega (até 2016)
    Inês Aguiar (até 2017)
     
    Instituições:
    O presente projecto tem a colaboração do Museu Nacional do Azulejo, da Casa-Museu Medeiros e Almeida e da Colecção Berardo.

    Agradecimentos:
    Maria Mayer (Casa-Museu Medeiros e Almeida)
    Carina Bento (Colecção Berardo)

     

    PRODUÇÃO CIENTÍFICA

    Teses de doutoramento
    MARINHO, Lúcia – Santa Teresa de Jesus na azulejaria e pintura do século XVIII. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2018. PhD Thesis. Disponível em WWW: http://hdl.handle.net/10451/32651


    Artigos em revistas
    CARVALHO, Rosário Salema de – A azulejaria barroca em colecções privadas. Contributos para uma história de proveniências. ARTIS. 2 (2014): 39-47.


    Artigos em actas de encontros científicos
    MARINHO, Lúcia – Santa Teresa de Jesus: projeto de exposição multimédia para a divulgação da(re)descoberta azulejar de temática teresiana no espólio do Museu Nacional do Azulejo. In SOARES, Clara Moura – O Património Artístico das Ordens Religiosas: entre o Liberalismo e a Atualidade (edição especial da ARTisOn), editado por Clara Moura Soares. Lisboa: ARTIS - Instituto de História da Arte / Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 2016. p. 262-269. Disponível em WWW: http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/article/view/82/75.

    MARINHO, Lúcia; NÓBREGA, Patrícia, VENÂNCIO, Ana, AGUIAR, Inês – Azulejo em coleções museológicas. Estudo e proveniências = Azulejo in museum collections. Study of provenances. In SEMEDO, Alice; SENRA, Sandra; AZEVEDO, Teresa – Processos de Musealização. Um Seminário de Investigação Internacional. Atas do Seminário = Musealisation Processes. An International Research Seminar Conference Proceedings [em linha]. Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Letras, Departamento de Ciências e Técnicas do Património, 2015. p. 107-124. Disponível em WWW: https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/13479.Inês%20Aguiar.pdf.

    NÓBREGA, Patrícia – A 6a Exposição temporária - Azulejos, 1947, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa. In MIMOSO, João Manuel; RODRIGUES, José Delgado – Proceedings of International Conference Glazed Ceramics in Architectural Heritage GlazeArch2015. Lisboa: Laboratório Nacional de Engenharia Civil, 2015.

    _____ – O azulejo em circulação. A coleção Nepomuceno. In Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX. Perfis e Trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014. p. 167-182.


    Comunicações
    MARINHO, Lúcia; NÓBREGA, Patrícia, VENÂNCIO, Ana, AGUIAR, Inês – Azulejo em coleções museológicas. Estudo e proveniências = Azulejo in museum collections. Study of provenances. Comunicação [com referee] apresentada em Processos de Musealização. Um Seminário de Investigação Internacional, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 6 de Novembro de 2014.

    MARINHO, Lúcia – Santa Teresa de Jesus: projeto de exposição multimédia para a divulgação da (re)descoberta azulejar de temática teresiana no espólio do Museu Nacional do Azulejo. Comunicação [com referee] apresentada em O Património Artístico das Ordens Religiosas: entre o Liberalismo e a Atualidade, Biblioteca Nacional de Portugal, 20 de Fevereiro de 2014.

    NÓBREGA, Patrícia – A 6a Exposição temporária - Azulejos, 1947, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa. Comunicação [com referee] apresentada na International Conference Glazed Ceramics in Architectural Heritage GlazeArch2015, Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Lisboa), 2 de Julho de 2015.

    _____ – O azulejo em circulação. A coleção Nepomuceno. Comunicação [com referee] apresentada em Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX. Perfis e Trânsitos, Fundação Calouste Gulbenkian, 17 de Julho de 2014.

    VENÂNCIO, Ana – Edifícios nacionalizados destinados a qualquer fim de interesse social. A arquitectura religiosa adaptada ao serviço da população". Comunicação [com referee] apresentada em II Congresso I República e Republicanismo, Biblioteca Nacional de Portugal, 27 de Março de 2014.