Lisboa, Hospital de São José, salão nobre (antiga Aula da Esfera), década de 1740
Centro Hospitalar de Lisboa Central
[2010]
O protocolo de colaboração entre a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o então Centro Hospitalar de Lisboa Central – EPE (CHLC), celebrado a 4 de Dezembro de 2009, tinha como objectivo genérico fomentar os estudos histórico-artísticos dos imóveis do CHLC, desde a arquitectura aos equipamentos decorativos de talha, mobiliário, pintura, imaginária, têxteis e outros, incluindo os acervos deslocados ou destruídos.
O património azulejar mereceu uma atenção especial, determinando-se que o seu inventário constituiria uma das primeiras tarefas a realizar (alínea a) e c)), relacionada com outras iniciativas directamente decorrentes desta – colóquios, conferências, publicações. Assim, entre 2009 e 2011, uma equipa do Az inventariou e catalogou todos os revestimentos cerâmicos do Hospital de Santa Marta, do Hospital de São José e do Hospital de Santo António dos Capuchos (e mais tarde do Hospital Curry Cabral), encontrando-se toda a informação disponível no Az Infinitum – Sistema de referência e Indexação de Azulejo.
Uma descrição mais detalhada, assim como uma lista das principais publicações, pode ser consultada no separador Explore > Projectos.