Maria Alexandra T. Gago da Câmara

Universidade Aberta | Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA), Universidade de Évora


Historiadora de Arte, doutorou-se em História de Arte Moderna na Universidade Aberta onde é Professora Auxiliar e vice-coordenadora do Mestrado em Estudos do Património, no Departamento de Ciências Sociais e de Gestão.

É investigadora integrada do Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora e colaboradora do Centro de Investigação e Tecnologia das Artes - CITAR (Universidade Católica, Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa), na linha de Artes Decorativas; e do ARTIS - Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, integrando o grupo Az - Rede de Investigação em azulejo.

Tem como principais áreas de investigação os séculos XVII e XVIII nas Artes Decorativas aplicadas e Arquitetura no Barroco português, destacando-se a azulejaria e ainda as Humanidades Digitais. Neste âmbito tem publicado diversos estudos e livros, realizou conferências no estrangeiro e em Portugal, tendo ainda participado em diferentes colóquios e congressos.

[+ info | Ciência Vitae]