Inês Leitão

É doutoranda do ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), desenvolvendo actividade no Az – Rede de Investigação em Azulejo (grupo a que pertence desde 2013). Actualmente é bolseira de doutoramento da Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) (SFRH/BD/128849/2017 | COVID/BD/151854/2021), estudando a produção azulejar contemporânea aplicada no espaço público (1950-2020), sob a orientação do Professor Doutor Vítor Serrão e co-orientação do Prof. Doutor Pedro Lapa e da Doutora Rosário Salema de Carvalho. 

Em 2016 obteve o grau de mestre em Arte, Património e Teoria do Restauro pela FLUL, com a dissertação intitulada A arte pública e a construção do lugar. A presença do azulejo (1970-2013), em que procurou questionar de que forma o azulejo, enquanto elemento de arte pública, pode possibilitar a construção do lugar, propondo uma reflexão sobre a azulejaria contemporânea e a arte pública.

É licenciada em História da Arte pela FLUL (2013) e formada em Design Gráfico pela Escola Profissional de Imagem do grupo ETIC - Escola de Tecnologias Inovação e Criação (2009), tendo sido responsável pelo design e comunicação do Az.

Como investigadora integrou alguns projectos do Az, nomeadamente o Az Infinitum – Sistema de Referência e Indexação de Azulejo, e a equipa permanente do seminário mensal AzLab Estudos do Azulejo. Anteriormente, já tinha colaborado com este grupo de investigação desenvolvendo um estágio curricular, no contexto do qual tratou parte da colecção Cortiço & Netos (azulejos de padrão do século XX). Também participou no projecto Off-Off Lisbon: Narrativas Urbanas Alternativas, desenvolvido pelo grupo THELEME – Estudos Interartes e Intermedia (Centro de Estudo Comparatistas, FLUL). 

Os seus principais interesses de investigação são o azulejo contemporâneo, a teoria da arte e o espaço público, tendo alguns capítulos de livros e artigos publicados.

E-mail: inesleitao@letras.ulisboa.pt

[+ info | Ciência Vitae]