Lúcia Marinho

É investigadora do Az desde 2007. Doutorada em História, especialidade em História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Fevereiro de 2018), com a tese intitulada Santa Teresa de Jesus em Azulejaria e Pintura do século XVIII, sob a orientação do Professor Doutor Vítor Serrão e co-orientação do Doutor Alexandre Pais (recebeu uma bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia – SFRH/BD/76753/2011).

É mestre em Arte, Património e Restauro desde Fevereiro de 2011 pela mesma faculdade, com a dissertação intitulada Guardiães do Tempo: A Arte da Relojoaria na Colecção da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, sob orientação do Professor Doutor Vítor Serrão e co-orientação do Sr. Comandante Luís Couto Soares, especialista na área da relojoaria. Nesta dissertação dedicou um capítulo ao estudo dos relógios na azulejaria e sua representação.

Colaborou com a Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves entre 2003 e 2005, nas áreas de inventário e exposição, participando na organização da exposição temporária João Vaz (1859-1931) – Um Pintor do Naturalismo, realizada em 2005.

Como investigadora do Az, participa no projecto Az Infinitum – Sistema de Referência e Indexação de Azulejo, no contexto do qual colaborou no Inventário do património azulejar do Centro Hospitalar de Lisboa Central, no inventário das fachadas azulejadas do Concelho de Ovar, na tradução para português do Iconclass, entre outras actividades científicas.

Mais recentemente, colaborou com João Loureiro nas fichas Série da vida de Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz inspirado pelo Espírito Santo e Transverberação do coração de Santa Teresa (pp. 390-400) da obra Catedral e Museu Diocesano de Santarém, coordenada pelo Museu Diocesano de Santarém.

[+ info | Ciência Vitae]