Az Infinitum - Sistema de Referência e Indexação de Azulejo

    O Az Infinitum – Sistema de Referência e Indexação de Azulejo é uma plataforma online, em permanente actualização, que inventaria, cataloga e documenta o património em azulejo produzido ou aplicado em Portugal até à actualidade. É a única plataforma com estas características e a maior base de dados sobre azulejo do país, dinamizada por uma equipa de investigadores especializados. Objectivos? Conhecer, estudar, divulgar e proteger o património azulejar nacional!

    [ACESSO ONLINE]



    UM SISTEMA QUE É UMA FERRAMENTA DE TRABALHO

    O Az Infinitum é uma base de dados especializada em azulejo, mas é sobretudo uma ferramenta de trabalho que, baseando-se nas metodologias próprias da História da Arte, tira partido das tecnologias digitais para construir um sistema de documentação, catalogação e indexação dos revestimentos azulejares que se conservam nos seus locais originais de aplicação. Enquanto projecto âncora do Az  Rede de Investigação em Azulejo, é para o Az Infinitum que converge toda a investigação desenvolvida por este grupo, desde projectos de I&D, a dissertações de mestrado ou teses de doutoramento, por exemplo. Neste contexto, o Az Infinitum não é um fim, mas sim um meio, assumindo um papel metodológico muito significativo é usado para sistematizar os dados e a informação recolhida num determinado âmbito, contextualizando-os no panorama alargado da produção azulejar nacional e, deste modo, estimulando largamente as possibilidades de cruzamento da informação potenciadas pela base de dados relacional que o suporta.
     

    ORIENTADO PARA A INVESTIGAÇÃO...

    O Az Infinitum é um sistema orientado para a investigação. Na sua génese estão perguntas de investigação específicas, formuladas por uma equipa de historiadores de arte de várias instituições, engenheiros informáticos e designers gráficos, que pretendiam "(...) criar um sistema capaz de documentar o património azulejar de todas as épocas e tipologias, ainda in situ, relacionando de forma ampla conceitos como espaço, tempo, intervenientes, iconografia, técnicas ou materiais, de modo a gerar leituras contextualizadas e de tempo longo, susceptíveis de possibilitar perspectivas de zoom in e zoom out numa história de mais de cinco séculos, que não se queria linear mas, sim, multidimensional" (Carvalho, 2018).

    Os diversos projectos e as dissertações de mestrado concluídas com êxito, a par das teses de doutoramento em curso, comprovam a validade desta proposta e a sua importância no panorama actual da investigação sobre azulejo em Portugal. O Az Infinitum pretende continuar a crescer, também enquanto espaço digital onde todas as contribuições podem ser inseridas no contexto próprio, contribuindo para a construção e permanente actualização da história da azulejaria portuguesa.
     

    ... E PARA A COMUNIDADE

    A experiência acumulada por uma equipa especializada no âmbito do Az Infinitum permitiu que, em 2014, fosse publicada a versão 1.0 do Guia de Inventário de Azulejo in situ, coordenado por Rosário Salema de Carvalho (Az – Rede de Investigação em Azulejo), Alexandre Pais (Museu Nacional do Azulejo) e Ana Paula Figueiredo (SIPA – Sistema de Informação para o Património Arquitetónico, DGPC).

    Actualizado nos anos seguintes, este Guia tinha como principal objetivo definir linhas de orientação para a realização de inventários de azulejo em contexto arquitectónico. Concebido para ser independente de qualquer programa de inventário, o Guia promove, de forma acessível, uma metodologia de trabalho comum, com terminologia controlada, capaz de agilizar uma futura integração ou articulação dos inventários realizados por entidades distintas.

    Carvalho, Rosário Salema de, Alexandre Pais, e Ana Paula Figueiredo. "Guia de Inventário de Azulejo in situ". Lisboa, 2014.
     

    ACESSÍVEL E INCLUSIVO

    A legibilidade dos conteúdos foi uma preocupação da equipa do Az Infinitum desde o início e, nesse sentido, a organização da informação no interface público privilegiou a possibilidade de definir diferentes níveis de leitura. É por esta razão que muitas categorias de informação se encontram agrupadas em caixas com botões de expansão, e o que anteriormente era apenas uma descrição física passou a integrar uma nota descritiva, contextualizando alguns dos principais aspectos sistematizados em cada ficha.

    Disponibilizar a informação em acesso aberto, com licenças abrangentes, é outro dos aspectos fundamentais do Az Infinitum. Estamos a trabalhar para que em breve sejam publicados em formatos reutilizáveis, de forma a poderem ser explorados, entre outros, para fins culturais, turísticos ou lúdicos.


     

    PROJECTOS RELACIONADOS

    Todos os projectos do Az convergem para o Az Infinitum e, no separador Projectos, pode encontrar a descrição detalhada de cada um deles, merecendo todavia um especial destaque a Catalogação de padrões da azulejaria portuguesa, por constituir uma parte essencial do sistema.


     

    A EQUIPA

    Iniciado em 2010 e disponibilizado online em livre acesso em 2012, o Az Infinitum é desenvolvido pelo Az  Rede de Investigação em Azulejo em parceria com o Museu Nacional do Azulejo e a empresa Sistemas do Futuro, sendo coordenado por Rosário Salema de Carvalho e Alexandre Pais.
     



    PRODUÇÃO CIENTÍFICA [selecção]

    Capítulos de livros
    CARVALHO, Rosário Salema de; XAVIER, Rafaela; LEITÃO, Inês - Digital Techniques for the Study of Portuguese Azulejos (Glazed Tiles). Between Alice’s White Rabbit and the Mad Tea Party. In BROWN, Kathryn - The Routledge Companion to Digital Humanities and Art History. New York: Routledge, 2020. p. 408–19.


    Artigos em revistas
    SERRÃO, Vitor; CARVALHO, Rosário Salema de – Identificar, Documentar, Estudar e Divulgar - Os Azulejos dos Hospitais da Colina de Santana no Az Infinitum. Anais do Instituto de Higiene de Medicina Tropical - Património, Ciência e Saúde: Intervir, Conhecer, Preservar e Valorizar [Em linha]. 17: 3 (2019) S25–28. Disponível em https://anaisihmt.com/index.php/ihmt/article/view/292.

    CARVALHO, Rosário Salema de – To be part of ... Architecture, Decoration or Iconography. Documenting Azulejo as Integrated Heritage. ISPRS Annals of Photogrammetry, Remote Sensing and Spatial Information Sciences [Em linha]. IV-2/W6 (2019) 39–46. Disponível em https://www.isprs-ann-photogramm-remote-sens-spatial-inf-sci.net/IV-2-W6/39/2019/.

    CARVALHO, Rosário Salema de – Az Infinitum - Sistema de Referência e Indexação de Azulejo. ARTIS - Revista de História da Arte e Ciências do Património. 6 (2018) 88–95.


    Artigos em actas de encontros científicos
    CARVALHO, Rosário Salema de – Autorias. Jorge Colaço no Az Infinitum. In Jorge Colaço – Conhecer, Divulgar e Preservar. Museu de Cerâmica de Sacavém: Câmara Municipal de Loures, 2019. Disponível em https://www.cm-loures.pt/media/pdf/PDF20190218143919212.pdf. p. 203–12.

    MELLO, Eliana; SOUZA, Luiz ; CARVALHO, Rosário Salema de – Os desafios para a preservação do patrimônio cultural contemporâneo: análise panorâmica da realidade prática da conservação na elaboração do inventário da azulejaria brasileira do século XX. In Actas do Simpósio Internacional De Viollet-le-Duc à Carta de Veneza. Teoria e prática do restauro no espaço Ibero-Americano. Lisboa: Laboratório Nacional de Engenharia Civil, 2014. p. 409-416.


    Teses e dissertações
    XAVIER, Rafaela. Catalogação de Azulejos Hispano-Mouriscos em Portugal: o Palácio Nacional de Sintra como estudo de caso. Lisboa: Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 2020. Dissertação de Mestrado. Disponível em https://repositorio.ul.pt/handle/10451/43850.

    MELLO, Eliana Ursine da Cunha Mello. Inventário do Patrimônio Azulejar Artístico Contemporâneo Brasileiro do século XX ao século XXI. Minas Gerais: Universidade Federal de Minas Gerais, 2015. Dissertação de Mestrado.


    Comunicações
    CARVALHO, Rosário Salema de; PAIS, Alexandre; ALMEIDA, Ana; AGUIAR, Inês; MARINHO, Lúcia – Do imóvel à plataforma digital. O património azulejar do Centro Hospitalar de Lisboa Central. Comunicação [com referee] apresentada em O Património Artístico das Ordens Religiosas: entre o Liberalismo e a Actualidade. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2014 de Fevereiro de 20.

    CARVALHO, Rosário Salema de; PAIS, Alexandre; CABRAL, Fernando – Az Infinitum - Azulejo Indexation and Referencing System. Comunicação [com referee] apresentada no CIDOC [International Committee for Documentation do ICOM] Annual Conference. Dresden, 2014 de Setembro de 10.

    CARVALHO, Rosário Salema de; PAIS, Alexandre; SERRÃO, Vítor – Az Inifinitum: Sistema de Referência e Indexação de Azulejo. Comunicação [por convite]. Lisboa: Centro Nacional de Cultura, 2012 de Outubro de 17.

    CARVALHO, Rosário Salema de – Az Infinitum - Sistema de Referência e Indexação de Azulejo. Comunicação [por convite] apresentada no 8º Encontro de Utilizadores de Aplicações de Gestão do Património. Coimbra, 2013 de Maio de 23.

    CARVALHO, Rosário Salema de – O inventário como ferramenta de salvaguarda do património azulejar. Comunicação [por convite] apresentada no Seminário do Projecto SOS Azulejo. Figueira da Foz: Casa do Paço, 2010 de Junho de 18.

    CARVALHO, Rosário Salema de – Rede Temática em Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel dos Santos Simões: apresentação do projecto de thesaurus de azulejaria. Comunicação [por convite] apresentada no Workshop da Rede de Museus (Brasil & Portugal) – Thesaurus de Instrumentos Científicos. Lisboa: Museu Nacional de História Natural e da Ciência, 2009 de Novembro de 16.

    CARVALHO, Rosário Salema de – Rede Temática em Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel dos Santos Simões. Comunicação [por convite] apresentada na 7ª edição do Encontro de Utilizadores de Aplicações de Gestão do Património. Portimão, 2010 de Novembro de 12.

    PAIS, Alexandre; MARINHO Lúcia – Az Infinitum: um sistema de indexação de azulejaria portuguesa. Comunicação [por convite] apresentada nas Jornadas SIPA 2012. Odivelas: Centro de Exposições de Odivelas, 2012 de Setembro de 28.