Catalogação de padrões da azulejaria portuguesa

    Início: 2010
    Fim: em curso

    O projecto pretende oferecer à comunidade científica e às instituições uma catalogação de padrões (e molduras), que funciona como um instrumento de controlo e normalização terminológica, disponibilizada na área padrões e molduras do Az Infinitum – Sistema de Referência e Catalogação de Azulejo.  



    Trata-se de um projecto multidisciplinar que tem como principal objectivo estudar de forma inovadora a azulejaria de padrão – a tipologia mais comum, e a mais vulnerável ao desaparecimento por deterioração, furto, comércio e vandalismos. Partindo da investigação em História da Arte, o projecto aposta na intersecção das metodologias tradicionais desta disciplina com outras áreas (matemática, estudos de cor, conservação e restauro) e com os mais recentes e sofisticados métodos de análise computacional, lançando as bases para novas e renovadas leituras sobre a azulejaria de padrão, que não se esgotam no projecto. Pelo contrário, a disponibilização dos dados em livre acesso permitirá expandir enormemente os resultados, com impacto na História da Arte, nas políticas de salvaguarda, no turismo cultural e ainda no tecido empresarial, desvendando o passado, mas também o presente, com um fortíssimo impacto para o futuro.

    Ao contrário da figuração, que tem atributos únicos (ou quase únicos), sendo concebida para um determinado local, os azulejos de padrão inscrevem-se numa produção em série, podendo ser aplicados em qualquer local e conjugados de múltiplas formas. O seu estudo levanta, por isso, outros desafios à História da Arte, destacando-se o elevado e nunca contabilizado número de padrões existente em Portugal.

    O conceito do projecto radica na criação de um perfil único para cada padrão, a partir do cruzamento de uma série de marcadores, textuais e visuais. Esses perfis, organizados no Az Infinitum – Sistema de Referência e Catalogação de Azulejo, são complementados por uma ferramenta de reconhecimento automático de imagem, que permite identificar e comparar azulejos entre si e com as fontes de inspiração usadas por artistas e fábricas.  Uma vez definido, cada perfil permitirá traçar o percurso de vida de um padrão, em qualquer local onde tenha sido aplicado e em qualquer cronologia. Esta sistematização de conhecimento que poderá trazer, num futuro próximo, importantes contribuições e possibilidades de análise de cronologias de manufactura e de aplicação, de cores, de autorias, traçar perfis geográficos, etc.

    O grupo de trabalho começou por desenvolver a catalogação de padrões do século XVII, tendo como ponto de partida o trabalho já efectuado por Santos Simões – Azulejaria em Portugal no século XVII, Tomo I – Tipologia, Tomo II – Elenco. Lisboa: FCG, 1971. Actualmente, avançou já para a catalogação da azulejaria tardo-medieval, pombalina, e dos séculos XIX e XX.

     

    PRINCIPAIS OBJECTIVOS E PERGUNTAS DE INVESTIGAÇÃO:

    1) Definir perfis de padrões (produzidos ou aplicados em Portugal), através de uma investigação sólida;

    2) Comparar padrões entre si e com outras fontes de inspiração, criando uma rede visual de alcance internacional (ao evidenciar as características nacionais de muitos padrões será possível também posicioná-los num contexto internacional);

    3) Mapear a azulejaria de padrão em todo o país;

    4) Através desta sistematização, obter dados mensuráveis e assim responder, no futuro, a questões que, devido à complexidade e volume de dados, não tinham até agora resposta: quais os padrões mais aplicados em Portugal num determinado período de tempo? Qual a sua distribuição geográfica? Quais as mais influentes oficinas e fábricas? Quais as fontes de inspiração mais usadas? Qual a penetração geográfica das oficinas/fábricas (regional / nacional)? Qual o nível de internacionalização destas fábricas e de actualidade face a modelos produzidos na Europa de então? 

     

    RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO DE PADRÕES

    A ideia de ter em funcionamento uma aplicação de reconhecimento automático de padrões já é antiga e foi ganhando força à medida que o número de padrões catalogados aumentou, tornando cada vez mais difícil a tarefa de comparação apenas através de meios humanos. 

    Depois de várias tentativas envolvendo diversos grupos de investigação na área da Visão Computacional, o que parecia ser apenas um desejo longínquo ganhou forma graças à aplicação ZULEJO, desenvolvida por Catarina Pinheiro, Mathilda Larsson Coutinho (Laboratório Hércules, Universidade de Évora) e David G. Ortega (Pomika). 

    Usando a catalogação do Az Infinitum, a ZULEJO permite identificar padrões e aceder às fichas de catálogo, mas o seu objectivo é bem mais vasto, posicionando-se na área da Ciência Cidadã e envolvendo no inventário da azulejaria portuguesa todos os que queiram contribuir para a salvaguarda e a divulgação deste património. Para além de informação directa, a ZULEJO poderá também vir a ser utilizada para dar informação customer-tailored sobre lojas com réplicas de azulejo, workshops, cursos, livrarias e informação relativa a museus e monumentos visitáveis com azulejos. O objectivo é criar uma rede virtual em torno do azulejo português, que complemente a já existente. Actualmente, a ZULEJO funciona apenas em versão de testes.

    No Az Infinitum usamos o VISE (VGG Image Search Engine), um software de livre acesso concebido para fazer pesquisas visuais em grandes colecções de imagens a partir de regiões selecionadas de uma determinada imagem. O VISE é desenvolvido e mantido pelo Visual Geometry Group (VGG) do Departamento de Ciência da Engenharia da Universidade de Oxford. Baseado na tese de doutoramento e no pós-doutoramento de Relja Arandjelovic (2014) no VGG, o VISE é actualmente desenvolvido por Abhishek Dutta, com a coordenação de Andrew Zisserman. O Az agradece o apoio incondicional em todas as fases de implementação, destacando ainda a colaboração de Giles Bergel, o embaixador do VGG, que tem sido um apoio fundamental desde 2017. 

    ACESSO AO VISE NO Az INFINITUM  



    O projecto é desenvolvido em parceria com o Museu Nacional do Azulejo, agregando especialistas nas diferentes matérias sempre que se considerar oportuno.


    A EQUIPA

    Az - Rede de Investigação em Azulejo:

    Rosário Salema de Carvalho (PI)
    Ana Almeida
    Ana Venâncio (até 2014)
    Inês Leitão
    Isabel Pires (até 2013)
    Lúcia Marinho (até 2014)
    Patrícia Nóbrega

    Museu Nacional do Azulejo:
    Alexandre Pais (co-PI)
    Inês Aguiar (até 2018)

    Desenvolvimento:
    Sistemas do Futuro, Lda.


    Aceder aos dados do projecto inseridos no  Az Infinitum - Sistema de Referência e Indexação de Azulejo

     

    PRODUÇÃO CIENTÍFICA [SELECCIONADA]

    Livros e capítulos de livros
    SILVA, Libório Manuel – I Love Braga - Janelas, Batentes e Azulejos. Vila Nova de Famalicão: Centro Atlântico, 2015.

    CARVALHO, Rosário Salema de; AGUIAR, Inês – A azulejaria da Igreja vista pelas estudiosas: Doutoras Maria do Rosário Salema e Inês Aguiar. In VAZ, Carlos Nuno – A Igreja de Nossa Senhora-a-Branca. Braga: Irmandade de Nossa Senhora-a-Branca, 2017. p. 459-469.


    Artigos em revistas
    CARVALHO, Rosário Salema de; PAIS, Alexandre; ALMEIDA, Ana; AGUIAR, Inês; PIRES, Isabel; MARINHO, Lúcia; NÓBREGA, Patrícia – 17th century patterned azulejos from the Monastery of Santa Marta, in Lisbon. Journal of Science and Technology of the Arts [Em linha]. 4, 1 (2012): 49-59. Doi:10.7559/citarj.v4i1.66.

    CARVALHO, Rosário Salema de; PAIS, Alexandre; ALMEIDA, Ana; AGUIAR, Inês; PIRES, Isabel; MARINHO, Lúcia; NÓBREGA, Patrícia – 17th Patterned Azulejos from Portugal". Glazed Expressions - The Magazine of TACS, the Tiles and Architectural Ceramics Society. 70 (2012): 16-18.

    CARVALHO, Rosário Salema de; QUEIROZ, Francisco; PAIS, Alexandre; ALMEIDA, Ana; AGUIAR, Inês; PIRES, Isabel; MARINHO, Lúcia; NÓBREGA, Patrícia – Do azulejo manual ao azulejo industrial: a presença da padronagem portuguesa tradicional na produção da Fábrica do Carvalhinho. Cadernos de História da Arte, 1 (2013): 136-155.

    PAIS, Alexandre; CARVALHO, Rosário Salema de; ALMEIDA, Ana; AGUIAR, Inês; PIRES, Isabel; MARINHO, Lúcia; NÓBREGA, Patrícia – Azulejos de padrão - uma proposta de catalogação. INVENIRE - Revista de Bens Culturais da Igreja. 3 (2011): 12-15.


    Artigos publicados em actas de conferências
    AGUIAR, Inês; CARVALHO, Rosario Salema de Carvalho – Az Infinitum. Azulejo Indexation and Referencing System. IV Encuentro Internacional de Historia del Arte y Cultura Artística Digital: Digital Art History and Artistic Culture. IV International Meeting, 47-49. Málaga: University of Málaga Art History Department, 2016. Disponível em https://ehad.iarthislab.eu/#top

    CARVALHO, Rosário Salema de – Cataloguing Baroque azulejo frames. A project in progress. AzLab#14 Azulejos and Frames. Proceedings (special issue of ARTisON), 2 (2016): 33-41. Disponível em http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/article/view/41.

    MACHADO, Ana Raquel; CARVALHO, Rosário Salema de – Frame simulations in 18th century azulejos. AzLab#14 Azulejos and Frames. Proceedings (special issue of ARTisON), 2 (2016): 42-53. Disponível em http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/article/view/39.

    QUEIROZ, Francisco; AGUIAR, Inês; CARVALHO, Rosário Salema de; PIRES, Isabel – Azulejaria e Arquitectura Vernacular: os padrões usados no Concelho de Ovar e o Sistema 'Az Infinitum'.  Actas do 1o Colóquio Internacional Arquitectura Popular. Arcos de Valdevez: Município de Arcos de Valdevez, 2016. p. 913-926. Disponível em https://www.sites.google.com/site/coloquioarquitecturapopular/actas-coloquio-internacional-de-arquitectura-popular.

    CARVALHO, Rosário Salema de – Baroque azulejo's frame". Framings. Berlin: Logos Verlag Berlin GmbH, 2015. p. 193-210.

    CARVALHO, Rosário Salema de, Alexandre Pais; FORMIGA, Porfiria – Azulejos e emolduramentos: um puzzle com solução à vista = Azulejos and frames: a puzzle with a solution in sight. In SEMEDO, Alice; SENRA, Sandra; AZEVEDO, Teresa – Processos de Musealização. Um Seminário de Investigação Internacional. Atas do Seminário = Musealisation Processes. An International Research Seminar Conference Proceedings [Em linha]. Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Letras, Departamento de Ciências e Técnicas do Património, 2015. p. 184–201. Disponível em ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/13484.pdf.

    CARVALHO, Rosário Salema de – As guarnições como elementos estruturadores da narrativa azulejar. In Ciclos de Iconografia Cristã na Azulejaria. Actas do I Colóquio Sacrae Imagines. Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, 2013. p. 45–61.


    Comunicações
    CARVALHO, Rosário Salema de – "Az Infinitum – Sistema de Referência & Indexação de Azulejo". 9o Encontro Tecnologias Aplicadas ao Patrimônio, Auditório – Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, 19 de Maio de 2016.

    _____ – I Love Braga. I Love Braga - Janelas, Batentes e Azulejos, Museu D. Diogo de Sousa (Braga), 14 de Novembro de 2015.

    CARVALHO, Rosário Salema de; AGUIAR,Inês – Azulejos & Molduras. Workshop Semana da Ciência e a Tecnologia 2015, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 27 de Novembro de 2015.

    AGUIAR, Inês – A Fotografia e a imagem digital no desenvolvimento do conhecimento –  o projecto Az Infinitum. Comunicação [por convite] apresentada no AzLab #15: A Fotografia como Documento, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 17 de Julho de 2015.

    _____ – Reframing: Cataloguing Patterned Azulejo Frames. Comunicação [com referee] apresentada no AzLab#14 Azulejos and Frames, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 21 de Maio de 2015.

    CARVALHO, Rosário Salema de, Alexandre Pais; FORMIGA, Porfiria – Azulejos e emolduramentos: um puzzle com solução à vista. Comunicação [com referee] apresentada no Processos de Musealização. Um Seminário de Investigação Internacional, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 6 de Novembro de 2014.

    CARVALHO, Rosário Salema de, Alexandre Pais – Azulejos pombalinos. A memória de um estadista incómodo. Comunicação [por convite] apresentada nas Jornadas SIPA 2013: A Experiência Documental em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 10 de Outubro de 2013.

    CARVALHO, Rosário Salema de – Imagens e padrões em inventários de azulejos: Projectos interdisciplinares na área da azulejaria. Comunicação [por convite] apresentada no Seminário Estudos de Caso de Cultura Material, Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Lisboa), 21 de Setembro de 2010.

    _____ – The Frames of Portuguese Baroque Azulejos. Comunicação [com referee] apresentada em Jeux et enjeux du cadre dans les systèmes décoratifs à l'époque moderne, Institut national d’histoire de l'art (Paris), 10 de Maio de 2014.

    QUEIROZ, Francisco – Azulejaria e Arquitectura Vernacular: os padrões usados no Concelho de Ovar e o Sistema "Az Infinitum". Comunicação [com referee] apresentada no Colóquio Internacional Arquitectura Popular. Conceitos e expressões. Valores culturais, sociais e económicos, Arcos de Valdevez, 3 de Abril de 2013.