PrintArt - Where Computer Vision Meets Art | design de Duarte Lázaro

    PrintArt - Busca e indexação em bases de dados de imagens artísticas

    Início: Janeiro de 2010
    Fim: Novembro de 2013

    Projecto financiado no âmbito do Concurso para Projectos de I&D em todos os Domínios Científicos – 2008 da Fundação para a Ciencia e a Tecnologia (PTDC/EEA-CRO/098822/2008).

     

    Investigador principal:
    João Paulo Costeira [ISR/IST]

    Instituição proponente:
    Instituto Superior Técnico / Universidade Técnica de Lisboa [IST/ISR-UTL]

    Investigadores do Az (então RTEACJMSS):
    Rosário Salema de Carvalho

    Outros investigadores:
    Nuno Pinho [ISR/IST], Manuel Marques [ISR/IST], Gustavo Carneiro [School of Computer Science at the University of Adelaide],  Alessio del Bue [Istituto Italiano di Tecnologia, Genova], Ricardo Cabral [ISR/IST], Susana Brandão [ISR/IST], Duarte Lázaro [bolseiro ISR/IST], João Pedro Monteiro [MNAz]


    Sumário:
    O objectivo deste projecto é comparar gravuras com painéis de azulejo. Actualmente, as bases de dados de imagens artísticas são organizadas utilizando estruturas de classificações produzidas por historiadores da arte. Estas estruturas são compostas por um vocabulário de palavras-chave, que são utilizadas na descrição das imagens artísticas. Em geral, estas estruturas não levam em consideração os seguintes pontos: 1) relações indirectas que possam existir entre imagens da base de dados, e 2) representação quantitativa das características de imagens. Portanto a segunda inovação desta proposta é um novo modelo probabilístico que leva em consideração os dois pontos acima.

    Essencialmente, o modelo é composto por dois grafos. Um grafo de semelhanças entre imagens, onde semelhanças são calculadas usando estruturas de classificação artísticas e léxicas, além das características globais, locais e de pose das imagens. O outro grafo relaciona as imagens com as palavras-chave presentes no vocabulário da estrutura de classificação de imagens artísticas. Estes dois grafos podem ser utilizados para descobrir novas relações entre imagens e palavras-chave que nunca foram determinadas anteriormente pelos historiadores da arte. Isto significa que este modelo promoverá uma nova organização das bases de dados de imagens artísticas.

    A realização deste projecto permitirá uma investigação mais eficiente das bases de dados de imagens artísticas dado que o processo de análise será mais rápido devido a sua menor dependência em relação aos especialistas para a classificação de trabalhos artísticos. Outra consequência importante da realização deste projecto é o descobrimento de novos conhecimentos existentes nas bases de dados de imagens artísticas. Finalmente, prevemos um estreitamento das relações entre os campos da ciência e das artes através da realização deste projecto, o que representaria uma importante consequência que beneficiaria ambos os campos no futuro.

    [website oficial]


    PRODUÇÃO CIENTÍFICA [HA]

    Artigos em actas de encontros científicos

    CARVALHO, Rosário Salema de – How engravings were used by azulejo painters. The example of Gabriel del Barco. In Cultura e società in età barocca. Proceedings of International Conference ENBaCH - European Network for Baroque Cultural Heritage. Rome: ENBaCH project, 2014.

    Comunicações
    AGUIAR, Inês – A catalogação da azulejaria de padrão como caso de estudo. Comunicação [por convite] apresentada no International workshop - Where Computer Vision meets Art, Museu Nacional do Azulejo (Lisboa), 14 de Novembro de 2011.

    CARVALHO, Rosário Salema de – Azulejos and Prints: Looking for Matching. Comunicação [por convite, como keynote speaker] apresentada na 12th European Conference on Computer Vision (ECCV 2012), workshop VISART: Where computer vision meets art WS9, Florence, 12 de Outubro de 2012.

    CARVALHO, Rosário Salema de – Azulejos and Prints. Comunicação [com referee] apresentado na International Conference ENBaCH - European Networks of Baroque Cultural Heritage, Vienna, 29 de Setembro de 2012.

    CARVALHO, Rosario Salema de – How Engravings Were Used by Azulejo Painters. The Example of Gabriel Del Barco. Comunicação [com referee] apresentada na International Conference ENBaCH European Network for Baroque Cultural Heritage, Sapienza - Università di Roma (Roma, Itália), 27 de Março de 2014.

    CARVALHO, Rosário Salema de – Why to look for prints corresponding to tile panels. Comunicação [por convite, como keynote speaker] apresentada no International workshop - Where Computer Vision meets Art, Museu Nacional do Azulejo (Lisboa), 28 de Junho de 2010.