O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


Padrões e Molduras
Número / Identificador:
P-17-01010
Módulo:
2x2/1
Designação:
Justificação:
SIMÕES - Az. Séc. XVII, tomo I, 1997 [1971], p. 32
Nota descritiva:

Padrão policromo, de contorno azul, com um centro e dois elementos de ligação, todos definidos e articulados por uma malha de ornatos brancos. O centro é constituído por laçarias brancas sobre fundo azul, contracurvadas, terminando em enrolamentos, que se entrelaçam dispondo-se de forma circular em torno de uma reserva recortada de fundo amarelo de contorno branco. Esta apresenta um motivo floral branco recortado, que alterna flores de cálice e folhas, projectados a partir de motivo octogonal, azul e branco, com flor amarela. O elemento de ligação de maiores dimensões desenha uma reserva quadrangular de lados curvos, acentuados por rebordo amarelo, sobre fundo azul. Circunscreve florão de acanto a branco sobreposto por motivo estrelado em tons de laranja com núcleo em quadrado sobre vértice amarelo. O outro elemento de ligação, de forma losangular, acentuado por rebordo amarelo e de fundo azul, circunscreve conta amarela.

Ainda no contexto das “laçarias”, que se curvam num sentido mais barroco, este padrão era comum nas oficinas de Sevilha, tendo sido reproduzido em Lisboa durante toda a primeira metade do século XVII (SIMÕES – Azulejaria em Portugal no século XVII, Tomo I, p. 32).

Ritmo Visual:
Em repetição o padrão permite a observação de três ritmos: vertical, horizontal e diagonal. Em repetição o padrão permite ainda a observação de várias formas: formas circulares alternadas com quadrados sobre o vértice, sendo que as formas circulares entrelaçadas sugerem movimento.
Produção:

Portugal/Lisboa/Lisboa

Datas importantes

Iconografia

Informação Técnica

Sobre a ficha

A carregar...

in web Acesso Online ao Património. Sistemas do Futuro