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Azulejo na arquitectura
Título:
Cadernos de História da Arte
Local:
Lisboa
Editor:
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Data de edição:
2013
Disponível em:
Disponível em linha [URL: http://cad.fl.ul.pt]
Analitico de Periódicos:

Rosário Salema de Carvalho | Do azulejo manual ao azulejo industrial: a presença da padronagem portuguesa tradicional na produção da Fábrica do Carvalhinho | pp. 136-155 | São co-autores Francisco Queiroz, Alexandre Pais, Ana Almeida, Inês Aguiar, Isabel Pires, Lúcia Marinho, Patrícia Nóbrega | Resumo: Tomando como ponto de partida um catálogo de azulejos de padrão da Fábrica do Carvalhinho, publicado no segundo quartel do século XX, e inspirado na azulejaria dosséculos XVII e XVIII, o presente artigo pretende comparar os desenhos dos padrões industriais com os originais que lhes serviram de fonte de inspiração. Para tal recorre ao projeto em curso "Catalogação de padrões da azulejaria portuguesa", acessível em linha através do AzInfinitum - Sistema de Referência e Indexação de Azulejo. A análise do catálogo permite ainda abordar questões relacionadas com opções de inventário ecatalogação, assim como a relação entre estas publicações, de cariz comercial e de divulgação, e a aplicação efetiva dos azulejos, tendo sido escolhido, como caso de estudo, as fachadas azulejadas do concelho de Ovar.

Joana Bragança | Herança Perdida | pp. 156-163

Lúcia Marinho | (Re)descoberta de um singular conjunto azulejar sobre Santa Teresa de Jesus | pp. 108-123 | Resumo: Através do projeto de investigação, Devolver ao Olhar, que o Museu Nacional do Azulejo tem vindo a desenvolver, foi(re)descoberto um conjunto azulejar composto por dez painéis dedicados à vida eespiritualidade de Santa Teresa de Jesus. O projeto centra-se na organização einventariação do Fundo antigo, constituído por conjuntos azulejares desconhecidos e de proveniências ignoradas. Sabendo-se que, estilisticamente,os painéis em estudo devem ter sido executados no terceiro quartel do século XVIII o conjunto levanta, contudo, várias questões significativas: proveniência, encomenda, autoria, incorporação no museu, etc. A diversidade iconográfica que apresenta varia entre visões e virtudes da santa carmelita. Paralelamente levanta uma outra questão que se mantém premente na história das coleções museológicas:o da descontextualização das obras de arte que, no caso dos revestimentos cerâmicos nacionais, é ainda mais relevante por estes terem sido concebidos para um determinado espaço.

Francisco Teófilo Alfaiate Bilou | Alguns artistas estrangeiros residentes em Portugal (1550-1640). Notas documentais colhidas nos Processos da Inquisição de Lisboa | pp. 89-98 | Resumo: Este texto aporta alguns contributos documentais para o estudo das relações artísticas dePortugal com o norte da Europa, em particular com a Flandres. Os processos da Inquisição de Lisboa, sobretudo movidos contra indivíduos «flamengos de nação»,constituem uma renovada fonte de informação sobre vários artistas estrangeiros residentesem Lisboa em meados do século XVI. [inclui pintores de azulejo]

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