O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


Número / Identificador:
P-17-00035
Módulo:
2x2/1
Designação:
Justificação:
SIMÕES - Az. Séc. XVII, tomoI, 1997 [1971], p. 32
Nota descritiva:

Padrão policromo, de contorno azul, com um centro e um elemento de ligação, todos definidos e articulados por uma malha branca. O centro é constituído por linhas horizontais e verticais brancas que definem um motivo quadrilobado azul de lóbulos lanceolados, inscrevendo um florão. Este, é constituído por motivo floral recortado a amarelo, de núcleo quadrangular branco e azul. Intercala, sobre fundo branco, folhas azuis de remate branco trifoliado com flores de cálice amarelas de conta branca e haste triangular azul, dispostas na diagonal, e unidas por enrolamentos laranja. O elemento de ligação é composto pela malha branca que define uma reserva quadrangular envolta por outras quatro fusiformes. A primeira inscreve, sobre fundo azul, florão de acanto branco sobreposto por motivo estrelado amarelo e laranja com núcleo azul e branco. As restantes apresentam palmetas amarelas sobre fundo azul.

Trata-se de um padrão que deriva dos esquemas compositivos de estrela e cruz, de origem tardo-medieval, que era comum nas oficinas de Sevilha, tendo sido reproduzido em Lisboa durante toda a primeira metade do século XVII (SIMÕES – Azulejaria em Portugal no século XVII, Tomo I, p. 32).

Ritmo Visual:
Em repetição o padrão permite a observação de quatro ritmos: vertical, horizontal, diagonal e ondulatório.
Produção:

Portugal/Lisboa/Lisboa

Datas importantes

Iconografia

Informação Técnica

Sobre a ficha

A carregar...

in web Acesso Online ao Património. Sistemas do Futuro