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Número / Identificador:
P-17-01005
Módulo:
2x2/1
Designação:
Camélia
Justificação:
SIMÕES - Az. Séc. XVII, tomo I, 1997 [1971], p. 44
Nota descritiva:

Padrão policromo, de contorno azul, com um centro e dois elementos de ligação. O centro é constituído por uma flor disposta em quadrado sobre o vértice, formada por três camadas de pétalas semicirculares e lanceoladas, em tons de azul, com rebordo amarelo e núcleo azul e amarelo. É envolvida por vários caules com folhas a azul e roxo e uma baga. Das pétalas situadas nos eixos projectam-se hastes que se unem a um dos elementos de ligação. Um elemento de ligação é composto por florão amarelo de folhas de acanto recortadas e interior estrelado, a branco. O elemento de ligação de menores dimensões é constituído por outro motivo floral estilizado, de pétalas alongadas alternando os tons de amarelo e azul e intercalando hastes a roxas rematadas por contas.

Inspirado em motivos chineses, este padrão ficou conhecido como “camélia” e foi um dos mais comuns na azulejaria portuguesa do século XVII, sobretudo no terceiro quartel da centúria (1650-1670) (SIMÕES – Azulejaria em Portugal no século XVII, Tomo I, p. 44). O motivo principal resulta da estilização de uma flor – peónia ou rosa –, que se abre em várias camadas de pétalas e cuja dimensão parece ser proporcional à passagem do tempo, uma vez que os exemplares mais próximos do final de Seiscentos ou já do início do século XVIII apresentam a “camélia” cada vez mais reduzida e envolta por uma profusão de folhagens (PAIS - Padrões (ainda) imprecisos (...), p. 144).

Ritmo Visual:
Em repetição o padrão permite a observação de três ritmos: vertical, horizontal e diagonal. Em repetição observam-se ainda formas em quadrado sobre o vértice, pela preponderância do branco sobre as restantes cores.
Classificação:
Padrão\com um centro e dois elementos de ligação; Flor (camélia) [C]; florão [EL]; motivo floral [EL]
Ritmo visual\Em repetição o padrão permite a observação de\ritmos: verticais, horizontais e diagonais
Ritmo visual\Em repetição observa(m)-se\formas\em quadrado sobre o vértice; Resultantes da preponderância do branco sobre as restantes cores
Produção:
Portugal/Lisboa/Lisboa

Datas importantes

Iconografia

Informação Técnica

Sobre a ficha
Padrões e Molduras
Padrões e Molduras

P-17-01022| Camélia| 2x2/1|
P-17-01023| Camélia| 2x2/1|
P-17-01030| Camélia| 2x2/1|
P-17-00473| Camélia| 4x4/4|
C-17-00181| Camélia| 1x2/1|
C-17-00181-ct01| Camélia|
P-17-01085| Camélia| 2x2/1|
P-17-01086| Camélia| 2x2/1|
C-17-00183| Camélia| 1x2/1|
P-17-01088| Camélia| 2x2/1|
P-17-00472| Camélia| 4x4/4|
P-17-01004| Camélia| 2x2/1|
P-17-01042| Camélia| 2x2/1|
P-17-01051| Camélia| 4x4/4|
P-17-01006| Camélia| 4x4/4|
C-17-00166| Camélia| 1x2/1|
P-17-00233| Camélia| 2x2/1|
P-17-00212| Camélia| 2x2/1|
P-17-01002| Camélia| 2x2/1|
P-17-01003| Camélia| 2x2/1|
P-17-01007| Camélia| 2x2/1|
P-17-01009| Camélia| 2x2/2|
P-17-01008| Camélia| 4x4/4|
Referências
Monografias

Azulejaria em Portugal no século XVII. 2ª. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1997 [1971].

    - Padrões (ainda) imprecisos. A azulejaria de repetição no século XVII. Um gosto português. O uso do azulejo no século XVII. Lisboa : MNAz/Athena. 2012. pp. 83-95.

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