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Número / Identificador:
P-17-01086
Módulo:
2x2/1
Designação:
Camélia
Justificação:
SIMÕES - Az. Séc. XVII, tomo I, 1997 [1971], p. 44
Nota descritiva:

Padrão em tons de azul e branco, de contorno azul, com um centro e um elemento de ligação. O centro é constituído por reserva formada pela ligação de quatro pares de volutas unidas por segmento, inscrevendo motivo floral de oito pétalas. A partir da união das volutas projecta-se folhagem enquadrada por duas flores que intercalem com motivo floral. A primeira folhagem e flores funcionam como enquadramento ao elemento de ligação, constituído por motivo quadrangular (sobre o vértice), inscrevendo camélia com duas camadas de pétalas, e núcleo circular.

Inspirado em motivos chineses, este padrão ficou conhecido como “camélia” e foi um dos mais comuns na azulejaria portuguesa do século XVII, sobretudo no terceiro quartel da centúria (1650-1670) (SIMÕES – Azulejaria em Portugal no século XVII, Tomo I, p. 44). O motivo principal resulta da estilização de uma flor – peónia ou rosa –, que se abre em várias camadas de pétalas e cuja dimensão parece ser proporcional à passagem do tempo, uma vez que os exemplares mais próximos do final de Seiscentos ou já do início do século XVIII apresentam a “camélia” cada vez mais reduzida e envolta por uma profusão de folhagens (PAIS - Padrões (ainda) imprecisos (...), p. 144). A variante em tons de azul e branco aponta, todavia, para uma cronologia mais próxima do final da centúria ou mesmo para uma produção já do século XVIII, acompanhando a crescente predominância destas tonalidades na azulejaria portuguesa. O P-17-01009 tem ainda a particularidade de inscrever elementos que recordam as laçarias.

Ritmo Visual:
Em repetição o padrão permite a observação de formas circulares e de três ritmos: vertical, horizontal e diagonal.
Classificação:
Padrão\com um centro e um elemento de ligação; Pares de aletas com projecção de folhagem e motivos florais [C]; forma quadrangular (sobre o vértice) com flor (camélia) [EL]
Ritmo visual\Em repetição o padrão permite a observação de\ritmos: verticais, horizontais e diagonais
Ritmo visual\Em repetição o padrão permite a observação de\formas circulares
Produção:
Portugal/Lisboa/Lisboa

Datas importantes

Iconografia

Informação Técnica

Sobre a ficha
Padrões e Molduras
Padrões e Molduras

P-17-01022| Camélia| 2x2/1|
P-17-01023| Camélia| 2x2/1|
P-17-01030| Camélia| 2x2/1|
P-17-00473| Camélia| 4x4/4|
C-17-00181| Camélia| 1x2/1|
C-17-00181-ct01| Camélia|
C-17-00183| Camélia| 1x2/1|
P-17-00472| Camélia| 4x4/4|
P-17-01004| Camélia| 2x2/1|
P-17-01042| Camélia| 2x2/1|
P-17-01051| Camélia| 4x4/4|
P-17-01006| Camélia| 4x4/4|
C-17-00166| Camélia| 1x2/1|
P-17-00233| Camélia| 2x2/1|
P-17-00212| Camélia| 2x2/1|
P-17-01002| Camélia| 2x2/1|
P-17-01003| Camélia| 2x2/1|
P-17-01005| Camélia| 2x2/1|
P-17-01007| Camélia| 2x2/1|
P-17-01009| Camélia| 2x2/2|
P-17-01008| Camélia| 4x4/4|
Referências
Monografias

Azulejaria em Portugal no século XVII. 2ª. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1997 [1971].

    - Padrões (ainda) imprecisos. A azulejaria de repetição no século XVII. Um gosto português. O uso do azulejo no século XVII. Lisboa : MNAz/Athena. 2012. pp. 83-95.

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