O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


Número / Identificador:
P-17-01031
Módulo:
2x2/1
Designação:
Justificação:
SIMÕES - Azulejaria em Portugal no século XVII, Tomo I, p. 34
Nota descritiva:

Padrão policromo, de contorno azul, com um centro e um elemento de ligação, todos definidos e articulados por uma malha branca. O centro é constituído por linhas horizontais e verticais brancas que definem um motivo quadrilobado azul, inscrevendo quatro conchas azuis de rebordo amarelo, unidas por núcleo em quadrado sobre o vértice branco a que se sobrepõe quadrado azul pontilhado a amarelo e novo quadrado branco e azul. O elemento de ligação é composto pela malha branca que define uma reserva quadrangular envolta por outras quatro fusiformes. A primeira inscreve, sobre fundo azul, florão de acanto branco sobreposto por motivo estrelado amarelo e laranja com núcleo branco e azul. As restantes apresentam polígonos amarelos sobre fundo azul.

É um padrão raro, que se inscreve ainda nos esquemas de laçarias, mas preenchidas com motivos de conchas. A sua produção deverá remontar à primeira metade do século XVII.

Classificação:

Padrão\com um centro e um elemento de ligação | Forma quadrilobulada com conchas [C]; florão [EL]

Padrão\desenvolvido em reticulado

Produção:

Portugal/Lisboa/Lisboa

Datas importantes

Informação Técnica

Sobre a ficha

A carregar...

in web Acesso Online ao Património. Sistemas do Futuro