O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


Padrões e Molduras
Número / Identificador:
P-17-01024
Módulo:
6x6/8
Nota descritiva:

Padrão policromo, de contorno azul, com três centros alternados criando uma malha de entrelaçados. Um dos centros é formado por um motivo quadrilobado branco de rebordo amarelo, com os lóbulos rematados por enrolamentos opostos entre si. Esta forma define uma reserva de fundo azul circunscrevendo florão recortado branco, a que se sobrepõem hastes amarelas dispostas em cruz e núcleo em quadrado sobre o vértice azul e amarelo. O centro é enlaçado pelos elementos do outro centro, brancos com rebordos amarelos, que definem novo motivo quadrilobado. Este apresenta dois lóbulos abertos, que se prolongam entrelaçando-se no outro motivo quadrilobado, unindo-se em palmetas, dispostas na diagonal. Os restantes dois lóbulos são duplos e enlaçados por motivos vegetalistas amarelos, rematando, no interior, em palmetas brancas com núcleo lanceolado laranja, que se articulam com outras duas, idênticas, aplicadas no remate dos enrolamentos do primeiro centro. Convergem para um florão de acantos, com folhas fusiformes dispostas em aspa a partir de núcleo em quadrado sobre o vértice, amarelo e azul. O último centro é formado por um florão branco que alterna folhagem de acanto com folhagem mais aberta, com hastes amarelas e laranja, dispostas radialmente a partir de núcleo em quadrado sobre o vértice azul e amarelo.

Este foi um padrão muito comum, que começou a ser aplicado na década de 1630 e continuou a ser produzido até ao final da centúria.

Ritmo Visual:
Em repetição o padrão permite a observação de três ritmos: vertical, horizontal e diagonal. Em repetição o padrão permite ainda a observação de várias formas: formas circulares.
Produção:

Portugal/Lisboa/Lisboa

Datas importantes

Informação Técnica

Sobre a ficha

A carregar...

in web Acesso Online ao Património. Sistemas do Futuro