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Padrões e Molduras
Número / Identificador:
P-17-01023
Módulo:
2x2/1
Designação:
Justificação:
SIMÕES - Az. Séc. XVII, tomo I, 1997 [1971], p. 44
Nota descritiva:

Padrão em tons de azul e branco, com dois centros e um elemento de ligação. O centro é constituído por uma flor formada por quatro camadas de pétalas semicirculares e lanceoladas, em tons de azul com rebordo branco e núcleo em quadrado sobre o vértice, com os mesmos tons, com elemento circular branco. Destas projectam-se hastes com folhas trifoliadas do mesmo tom, que envolvem o outro centro, e ainda hastes curvas, duas das quais unidas ao elemento de ligação, e outras rematadas por flor de cálice azul. O outro centro é constituído por um florão de acanto recortado, a branco, intercalando flores de cálice alongadas azuis, com núcleo branco em X. O elemento de ligação é formado por motivo floral com núcleo em forma de quadrado sobre o vértice, a azul, delimitado a branco.

Inspirado em motivos chineses, este padrão ficou conhecido como “camélia” e foi um dos mais comuns na azulejaria portuguesa do século XVII, sobretudo no terceiro quartel da centúria (1650-1670) (SIMÕES – Azulejaria em Portugal no século XVII, Tomo I, p. 44). O motivo principal resulta da estilização de uma flor – peónia ou rosa –, que se abre em várias camadas de pétalas e cuja dimensão parece ser proporcional à passagem do tempo, uma vez que os exemplares mais próximos do final de Seiscentos ou já do início do século XVIII apresentam a “camélia” cada vez mais reduzida e envolta por uma profusão de folhagens (PAIS - Padrões (ainda) imprecisos (...), p. 144). A variante em tons de azul e branco aponta, todavia, para uma cronologia mais próxima do final da centúria ou mesmo para uma produção já do século XVIII, acompanhando a crescente predominância destas tonalidades na azulejaria portuguesa.

Ritmo Visual:
Em repetição o padrão permite a observação de três ritmos: vertical, horizontal e diagonal.
Produção:

Portugal/Lisboa/Lisboa

Datas importantes

Iconografia

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