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Número / Identificador:
P-17-00101
Módulo:
2x2/1
Designação:
Justificação:
SIMÕES - Az. Séc. XVII, tomo I, 1997 [1971], p. 41. Note-se que José Queirós referia-se a este padrão como ananases.
Nota descritiva:

Padrão policromo, de contorno azul, com um centro e um elemento de ligação. O centro é constituído por motivo vegetalista amarelo disposto em cruz, de remate recortado, a partir do qual se projectam elementos curvilíneos azuis. É sobreposto por aletas formando uma cruz vazada, azul. Intercala com quatro elementos florais estilizados, dispostos na diagonal e a partir do centro. Cada um dos elementos tem uma parte central fusiforme amarela, com linhas pontilhadas a azul, envolvida por estrutura oblonga azul, com terminações reviradas, que se projecta a partir de elemento trifoliado amarelo com conta branca. O elemento de ligação é composto por motivo vegetalista formado por quatro palmetas amarelas dispostas em cruz, rematadas por conta azul, e núcleo em quadrado sobre o vértice, azul de bordo branco, com conta azul em cada um dos lados.

Inspirado num ornato comum da ornamentação persa, resultante da estilização de uma flor ou de um fruto (de uma magnoliácia), como defendia Santos Simões, ou com origem nos têxteis de origem turca, o padrão conhecido como maçaroca foi talvez o mais popular da produção nacional do século XVII (SIMÕES – Azulejaria em Portugal no século XVII, Tomo I, p. 41; PAIS - Padrões (ainda) imprecisos (...), p. 144). Nesta “família” das maçarocas agrupam-se múltiplas variantes, todas testemunhando o exotismo a que o gosto da época foi permeável e que também é visível na cerâmica e outros objectos da mesma centúria.

Ritmo Visual:
Em repetição o padrão permite a observação de três ritmos: vertical, horizontal e diagonal. Em repetição o padrão permite ainda a observação de várias formas: formas circulares intersectadas entre si, quadrados de lados côncavos e quadrifólios.
Produção:

Portugal/Lisboa/Lisboa

Datas importantes

Iconografia

Informação Técnica

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