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Revestimento cerâmico da Igreja do Espírito Santo
Universidade de Évora
[Évora]
Designação:
Revestimento cerâmico da Igreja do Espírito Santo
Número:
IAPCEV00231301
Tipo de Património:
Azulejo
Classificação:
Revestimento cerâmico\figurativo
Nota descritiva:
O revestimento da capela-mor encontra-se aplicado nas paredes laterais, desde o lambril em cantaria até ao início da abóbada, dividindo-se em dois níveis de épocas diferentes. Os dois painéis inferiores são idênticos entre si, originando uma "solução de espelho". São envoltos por guarnição formada por três azulejos, a qual engloba, nas extremidades, frisos azuis e a simulação de um elemento de secção circular. Na zona externa, exibe elipses separadas por outra forma que não se distingue, por estar oculta, e na zona interna, um cordão. A guarnição, de fundo amarelo, apresenta motivos vegetalistas e acantos, que se enrolam e entrelaçam, convergindo, ao centro, num rosto alado. Nos cantos, coincidindo com as áreas verticais, um anjo sentado sobre um elemento vegetalista cujo remate recorda as ferronneries, segura outros motivos semelhantes na base dos entrelaçados e que, a partir daí, se prolongam até ao topo, onde outro anjo sentado segura um elemento vegetalista, iniciando, assim, a sequência horizontal. A composição do painel estrutura-se em torno da cartela central, recortada e delineada por um filete amarelo, mas com fundo azul onde se inscreve uma outra, elíptica, também em tons de amarelo, que exibe a Pomba do Espírito Santo sobre uma auréola azul e nimbo amarelo. A cartela assenta sobre um vaso de flores que, por sua vez, nasce da reserva inferior, onde se exibe o ano da feitura da obra - 1631. No remate superior, dois anjos ajoelham-se sobre a mencionada cartela segurando e mostrando o brasão de armas do Cardeal D. Henrique, rematado pelo chapéu cardinalício. Em torno desta fiada de motivos iconográficos desenvolvem-se enrolamentos ligados a ferronneries, onde assentam anjos, aves, borboletas e vasos de flores, organizados em grandes linhas de força, presentes nas ferronneries que, ao centro, dividem o painel horizontalmente, e que, com o eixo das cartelas descritas, formam uma cruz. O segundo nível, com oito azulejos de altura, em tons de azul sobre branco, apresenta volutas laterais decoradas por acantos, que se erguem sobre uma base e sob uma cornija. A área central, reentrante, mas prolongando a estrutura arquitectónica referida, apresenta moldura com pregos nos cantos recortados, sendo interrompida por uma cartela volumosa, de volutas, projectada para a frente. Ladeada por anjos esvoaçantes, inscreve um símbolo eucarístico de cada lado: um cacho de uvas, do lado do Evangelho, e um molho de espigas, do lado da Epístola.

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Iconografia

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