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Azulejo na Arquitectura | Revestimento

Revestimento cerâmico da biblioteca [antiga Igreja da Misericórdia]
Edifício da Sociedade Filarmónica e Artística Estremocense
[Estremoz]
Designação:
Revestimento cerâmico da biblioteca [antiga Igreja da Misericórdia]
Número:
IAPCEV01520101
Tipo de Património:
Azulejo
Nota descritiva:
Revestimento em tons de azul e branco, aplicado integralmente no espaço correspondente ao coro e nas paredes da antiga igreja (actualmente apenas subsistem os azulejos do nível 1). As diferentes secções simulam estruturas arquitectónicas integrando, ao centro, uma cartela com um símbolo complementado por filacteria em latim. Estas são ladeadas por figuras femininas representando alegorias às virtudes. No coro, a abóbada é também revestida dispondo, ao centro, uma secção com a imagem de Nossa Senhora da Misericórdia e, de cada um dos lados, anjos segurando árvores ladeando uma cartela onde é visível um vaso com flores. Nos vãos que se abrem neste espaço, ou seja, nas áreas mais estreitas que correspondem à parede da fachada do templo (parede 4), podem observar-se azulejos de emolduramento com figuras infantis aladas por entre grinaldas e elementos vegetalistas. No arco que separa o coro da antiga nave foram igualmente aplicados azulejos policromos imitando embutidos marmóreos. Dispõem ramagens vegetalistas terminando em cabeça de pássaro, pontuadas por flores amarelas que preenchem o interior das pilastras laterais e prolongam-se pelo intradorso do arco. O capitel, pouco pronunciado, apresenta no ábaco uma decoração também vegetalista. Junto à cimalha há ainda a destacar um pequeno friso de decoração geométrica. Conhecem-se mais três secções figurativas, pertencentes a uma colecção privada; Dar pousada aos peregrinos e pobres (com a legenda ABRAHAM ESVRIENTIBVS CIBOS ADMINISTRAT); Enterrar os finados (com a legenda IADO VIR DEI À PROPHETA NEQVAM TVMVLATVR) e Vestir os nús (identificado por TORRINHA - A presença de António [...], p. 132). Representam obras de misericórdia e estariam aplicadas no nível 2 das paredes da nave, como é visível nas fotografias in situ de João Miguel dos Santos Simões pertencentes à Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian. Nestas, são também visíveis os emolduramentos (B-18-00012-H-V). Há ainda referências a mais três secções desaparecidas, representando Rebecca e Abrahão (vestidos segundo a epoca de D. Pedro II e com a legenda REBECCA ABRAHA NUNTIV SITIENTE [...]); Lot recebendo os peregrinos; e Azalias que redime e veste os captivos, identificados por VASCONCELOS - Azulejos Nacionaes [...], p. 78.

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