logotipo

O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais



Revestimento cerâmico da capela-mor
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
[Castro Verde]
Designação:
Revestimento cerâmico da capela-mor
Número:
IAPCBJ00100401
Tipo de Património:
Azulejo
Classificação:
Revestimento cerâmico\figurativo
Nota descritiva:
Revestimento em tons de azul e branco, preenchendo integralmente as paredes laterais da capela-mor (parede 1 e 2), em composições unificadas de grande complexidade, mas simétricas entre si. Simula uma estrutura arquitectónica ligada aos elementos reais aí existentes, como uma porta, uma janela e um nicho. Estas estruturas simples são ampliadas por volutas e frontões fingidos que se articulam com outros elementos arquitectónicos, simulando a existência de planos distintos. As representações inferiores confundem-se com estas arquitecturas e, somente no nível superior, se distinguem duas molduras com cenas da vida de São Tiago.

Datas importantes

Iconografia

INFORMAÇÃO TÉCNICA

Sobre a ficha
Referências
Monografias

Caminhos de Santiago. Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja / Turismo de Portugal,, 2014. ISBN 978-989-97257-5-1

    - O caminho e o culto de Santiago no Alentejo meridional. No Caminho sob as estrelas. Santiago e a peregrinação a Compostela. Beja : Diocese de Beja e Câmara Municipal de Santiago do Cacémr. 2012. pp. 97-141.

Azulejaria em Portugal no século XVIII. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979.

O Azulejo em Portugal. Lisboa: Editorial Sul Limitada, 1957.

A azulejaria do Palácio da Independência, em Lisboa, separata do Boletim Cultural da Assembleia Distrital de Lisboa, III série, n.º 87, tomo I. Lisboa: Assembleia Distrital de Lisboa, 1981.

A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725]. Autorias e biografias - um novo paradigma. Tese de Doutoramento em História da Arte. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2012.

    - As guarnições como elementos estruturadores da narrativa azulejar. Ciclos de Iconografia Cristã na Azulejaria. Actas do I Colóquio Sacrae Imagines. Lisboa : Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igrejare. 2013. pp. 45-60.

Periódicos

    - Iconografia de São Tiago em azulejos setecentistas. Revista Azulejo. Lisboa : Museu Nacional do Azulejo. 1992. pp. 22-37.

A carregar...

® Copyright © 2022 Az - Rede de Investigação em Azulejo [ARTIS-IHA/FLUL] |
Em parceria com o Museu Nacional do Azulejo | Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) |
Muda Contraste Atalhos Acessibilidade
in web Acesso Online ao Património. Sistemas do Futuro
logotipo
CONTATOS

Site: institutoburlemarx.org
Instagram: @institutoburlemarx
Email: info@institutoburlemarx.org



TERMOS E CONDIÇÕES




Instituto Burle Marx Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados
in web Acesso Online ao Património. Sistemas do Futuro