logotipo

O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais



Revestimento cerâmico escadaria
Escadaria da Rua Mãe d?Água
[Lisboa]
Designação:
Revestimento cerâmico escadaria
Número:
LX_SA_MA_esc_01
Tipo de Património:
Azulejo
Nota descritiva:
Revestimento em tons de azul, amarelo e branco (tonalidades alusivas à tradição azulejar), aplicado no muro de uma escadaria. Na zona central do revestimento observam-se sete motivos prismáticos perfilados e numerados, que remetem para as sete colinas de Lisboa, sobre um motivo circular que inscreve (ao centro) a palavra AMO-TE reflectida, e uma escadaria. Quatro motivos em L e duas barras, uma rectangular e outra ondulada, dividem a parte central de uma das zonas laterais. Esta última inscreve o nome de quatro figuras importantes para a cidade de Lisboa, dois fadistas (o primeiro e o último) e dois poetas - "ALFREDO MARCENEIRO"; "CESÁRIO VERDE"; "MÁRIO CESARINY"; "AMÁLIA". A outra parte lateral apresenta dois logótipos, o do projecto de intervenção urbana "A Sétima Colina" e o da Lisboa ?94, e informações técnicas acerca do revestimento - "AUTORIA E EXECUÇÃO DE LUÍS CAMACHO NA Fª SANT❜ANNA . LISBOA . 1993/94 .; OFERTA À CIDADE DE LISBOA PELO GRUPO DE EMPRESAS . FIMA . LEVER . IGLO". O fundo simula uma superfície de água, através dos vários tons de azul em que os azulejos estão pintados, remetendo para o rio que banha Lisboa, o Tejo, e para a toponímia do próprio local, a Mãe d❜Água.

Autorias

Datas importantes

INFORMAÇÃO TÉCNICA

Sobre a ficha
Referências

A arte pública e a construção do lugar. A presença do azulejo (1970-2013). Dissertação de Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2016.

    - 1974-2000. Arte em Cerâmica: A Cerâmica Contemporânea de Autor em Portugal. O Azulejo em Portugal no século XX. Lisboa : Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses/INAPA. 2000. p. 157-193.

Da Cidade ao Museu e do Museu à Cidade: Uma Proposta de Itinerário pela Azulejaria de Autor na Lisboa da Segunda Metade do Século XX. Dissertação de Mestrado em Museologia e Museografia. Lisboa: Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2009.

    - Os painéis da «Sétima Colina». Cerâmicas - Revista Trimestral de Cerâmica Artística, Técnica e Industrial. Caldas da Rainha : CENCAL. 1994 - Dezembro. p. 45-47.

A carregar...

® Copyright © 2022 Az - Rede de Investigação em Azulejo [ARTIS-IHA/FLUL] |
Em parceria com o Museu Nacional do Azulejo | Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) |
Muda Contraste Atalhos Acessibilidade
in web Acesso Online ao Património. Sistemas do Futuro
logotipo
CONTATOS

Site: institutoburlemarx.org
Instagram: @institutoburlemarx
Email: info@institutoburlemarx.org



TERMOS E CONDIÇÕES




Instituto Burle Marx Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados
in web Acesso Online ao Património. Sistemas do Futuro