logotipo

O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais



Revestimento cerâmico do claustro - piso 0
Hospital de Santa Marta
[Lisboa]
Designação:
Revestimento cerâmico do claustro - piso 0
Número:
CHSM1001
Tipo de Património:
Azulejo
Nota descritiva:
Claustro de grandes dimensões com quatro alas revestidas por painéis de azulejos de composição ornamental seriada, de remate recortado, em tons de azul e branco. Estes, assentes sobre um rodapé de azulejos monocromos brancos, apresentam uma gramática decorativa comum, mas a composição varia de acordo com as dimensões do espaço a revestir, pois os panos murários encontram-se seccionados pelos diversos vãos que aí se abrem. Os painéis apresentam uma sequência de albarradas de cestos de flores e frutos com jarras de flores, envoltos por uma barra de enrolamentos de acanto e, sobre estas, como remate, observam-se elementos recortados: vasos aplicados no eixo das barras verticais e um frontão de volutas interrompido, ao centro. No caso dos painéis de dimensões intermédias, as volutas do remate são mais extensas, aí se recostando anjos a tocar flauta. Nos mais vastos, observa-se uma compartimentação das albarradas, separadas por barras verticais que se articulam com as horizontais numa estrutura única. Esta divisão é acentuada pelos remates recortados, com vasos no eixo das barras verticais e frontões ao centro de cada conjunto de albarradas. A parede Este é revestida por um painel único, sem compartimentação das albarradas, e no qual se observa a articulação entre as janelas e os remates do silhar. As janelas mais baixas são também envoltas pelo revestimento azulejar, aí observando-se painéis específicos com festões de flores e frutos. É possível que os painéis rectilíneos remontem ao século XVIII, mas os remates datam da intervenção de restauro efectuada em 1906 por José Vitória Pereira, que assinou alguns dos painéis.

Autorias

Datas importantes

Iconografia

INFORMAÇÃO TÉCNICA

Sobre a ficha
Referências

História e Azulejos dos Hospitais Civis de Lisboa / Hospitais Civis de Lisboa History and Tiles. Lisboa: By the Book, 2016. ISBN 978-989-8614-38-4

Hospitais Civis de Lisboa: história e azulejos. Lisboa: Inapa, 1996.

O arquitecto maneirista Pedro Nunes Tinoco - Novos Documentos e Obras (1616-1636), separata do Boletim Cultural da Assembleia Distrital de Lisboa. Lisboa: Assembleia Distrital de Lisboa, 1977.

    - Os painéis de azulejo sobre Santa Teresa de Jesus no convento de Santa Marta de Lisboa. Museu. Porto : Publicação do Círculo do Dr. José Figueiredo. 1993. pp. 161-181.

A carregar...

® Copyright © 2022 Az - Rede de Investigação em Azulejo [ARTIS-IHA/FLUL] |
Em parceria com o Museu Nacional do Azulejo | Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) |
Muda Contraste Atalhos Acessibilidade
in web Acesso Online ao Património. Sistemas do Futuro
logotipo
CONTATOS

Site: institutoburlemarx.org
Instagram: @institutoburlemarx
Email: info@institutoburlemarx.org



TERMOS E CONDIÇÕES




Instituto Burle Marx Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados
in web Acesso Online ao Património. Sistemas do Futuro