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Revestimento cerâmico da sacristia
Sé de Portalegre
[Portalegre]
Designação:
Revestimento cerâmico da sacristia
Número:
PL_S_Se0101
Tipo de Património:
Azulejo
Nota descritiva:
Revestimento integral das paredes, incluindo os vãos, em três níveis de leitura: (1) do primeiro, oculto atrás dos arcazes, apenas são parcialmente visíveis anjos sentados e consolas; (2) o segundo dispõe várias cenas figurativas referentes à "Fuga para o Egipto", mas os azulejos da parede 2 foram objecto de alterações, sendo as duas secções figurativas aí existentes de época posterior ao conjunto original; (3) o terceiro, situado ao nível dos arcos de arranque da abóbada, apresenta secções semicirculares com emblemas e legendas em filacteras. Nas paredes 1 e 3 (de topo), o nível 2 é ocupado por composições ornamentais o mesmo acontecendo em relação ao vão da parede 1. Os azulejos envolvem os nichos e os armários ou os vãos que aí se abrem, diversificando a gramática decorativa das barras, e contando, nestas áreas, com a simulação de pilastras com anjos, volutas, conchas e festões. Em todo o caso, ambos os panos denotam profundas alterações ao que terá sido o revestimento original. O revestimento da parede 2 foi bastante alterado aquando a colocação do arcaz com espaldar alto, cerca de 1740. Este arcaz tapa por completo os silhares de azulejo que se encontram, ou encontravam, atrás, pois não é possível perceber se ainda se conservam. Nas extremidades, a zona inferior das secções foi substituída por outras, já da época da Grande Produção Joanina e, muito possivelmente, contemporâneos do arcaz, representando a "Adoração dos Pastore"s e a "Adoração dos Magos". Estas exibem consolas parecidas com as originais, procurando integrar-se e relacionar-se com as pré-existências. Apenas se conservou, do primitivo revestimento, a zona superior, onde se observam árvores e o que deveria ter sido uma paisagem. Na parede 4 o revestimento ocupa a parede inteira, com a porta, ao centro, a dividir os dois episódios do "Descanso durante a Fuga para o Egipto" e a "Fuga para o Egipto". Todo o conjunto (nível 2) é delimitado por barra rectilínea de enrolamentos vegetalistas e volutas com anjos e animais (B-18-00012-H-V). Os emblemas (nível 3) mantêm a mesma solução decorativa, mas libertando-se dos limites da barra e deixando a guarnição recortada contra a área de figuração (M-18-00003). Nos cantos, surge uma figura masculina, de joelhos, suportando o peso da guarnição.

Autorias

Datas importantes

Iconografia

Sobre a ficha
Padrões
M-18-00003| [e-d]|
Referências

Azulejaria em Portugal no século XVIII. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979.

O Azulejo em Portugal. [s.l]: Publicações Alfa, 1989.

O Azulejo em Portugal. Lisboa: Editorial Sul Limitada, 1957.

História da Arte em Portugal - o Barroco. Barcarena: Editorial Presença, 2003.

    - António de Oliveira Bernardes. Dicionário da Arte Barroca em Portugal. Lisboa : Ed. Presença. 1989. pp. 79-81.

A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725]. Autorias e biografias - um novo paradigma. Tese de Doutoramento em História da Arte. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2012.

As Belas-Artes Plásticas em Portugal durante o século XVIII. Lisboa: J. Rodrigues & Companhia - Editores, 1935.

    - As guarnições como elementos estruturadores da narrativa azulejar. Ciclos de Iconografia Cristã na Azulejaria. Actas do I Colóquio Sacrae Imagines. Lisboa : Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igrejare. 2013. pp. 45-60.

    - A família Oliveira Bernardes. A Águia. Porto 1917. pp. 196-208.

    - Algumas fontes flamengas do Azulejo Português: Otto Van Veen, Rubens. Revista Azulejo. Lisboa : Museu Nacional do Azulejo. 1995/1999. pp. 23-60.

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