O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


Azulejo na Arquitectura | Revestimento

Revestimento cerâmico do átrio
Palácio dos Condes da Calheta
[Lisboa]
Designação:
Revestimento cerâmico do átrio
Número:
LX_BL_PCC_1501
Tipo de Património:
Azulejo
Nota descritiva:

Revestimento de azulejos de padrão, em tons de azul e branco, aplicado em silhar de dez azulejos de altura, incluindo as cercaduras e duas fiadas de rodapé esponjado a roxo manganés.

As intervenções estruturais realizadas no átrio, no decorrer da primeira metade do século XX, transformaram a sua traça original. Os revestimentos, aplicados entre 1922 e 1925, correspondem a duas épocas construtivas distintas. Ambos procuram simular composições seiscentistas. Todavia, enquanto o P-17-01087 corresponde a um desenho do século XVII produzido em azul e branco (identificando-se exemplares de época), o mesmo acontecendo em relação à cercadura e canto que os delimitam (C-17-00030 e C-17-00030-ct01), o padrão de maçarocas (P-20-00202) e a cercadura com o canto respectivo (C-20-00016 e C-20-00016-ct01) são claramente adaptações estilizadas de modelos do século XVII, produzidos na técnica da estampilha. Na sequência da Exposição do Mundo Português, em 1940, abriram-se duas portas, que ladeiam a escada, numa intervenção que implicou o corte de ambos os revestimentos azulejares.

Datas importantes

Sobre a ficha

A carregar...

® Copyright © 2022 Az - Rede de Investigação em Azulejo [ARTIS-IHA/FLUL] |
Em parceria com o Museu Nacional do Azulejo | Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) |
in web Acesso Online ao Património. Sistemas do Futuro