Links | Projectos
Imprimir documento


AzuRe
Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) / Museu Nacional do Azulejo e Universidade de Évora (UE) / Laboratório Hércules
Data de início: Junho de 2016 (duração de 36 meses)

O projecto AzuRe visa reflectir acerca de dois momentos marcantes no entendimento e uso do azulejo no espaço português: o da introdução do azulejo de majólica e o da aplicação do azulejo em fachadas.


AzTek - Conservação de azulejos históricos

Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)

O AzTek é um projecto de investigação do Plano de Investigação Programada (PIP) do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Foi estabelecido em 2009 por quatro anos, renováveis. Destina-se a aumentar os conhecimentos em relação ao azulejo português até ao período industrial, com vista à conservação e valorização do património azulejar.

O projecto AzTek - Conservação de azulejos históricos, do LNEC, disponibiliza um website onde é possível ver a descrição do mesmo e ter acesso às publicações já efectuadas neste âmbito. A secção "notícias" divulga, sobretudo, eventos e resultados relacionados com o projecto.


SOS Azulejo
Museu da Polícia Judiciária

O Projecto "SOS Azulejo" é de iniciativa e coordenação do Museu de Polícia Judiciária (MPJ), órgão da Escola de Polícia Judiciária(EPJ), e nasceu da necessidade imperiosa de combater a grave delapidação do património azulejar português que se verifica actualmente, de modo crescente e alarmante, sobretudo por furto, mas também por vandalismo e incúria.