O espólio de João Miguel dos Santos Simões foi doado pelos herdeiros ao Museu Nacional do Azulejo em 2006, integrando, desde então, a Biblioteca da mesma instituição, especializada em Cerâmica, Azulejo, Conservação e Restauro de Cerâmica.

É constituído pela biblioteca de Santos Simões, dedicada ao Azulejo e à Cerâmica; documentos manuscritos e impressos (dossiers temáticos, cadernos e pastas com textos, projectos e apontamentos sobre Azulejo, Cerâmica, Pintura, Iconografia, Museologia, Salvaguarda do Património, Bibliografia, provas editoriais e estudos inéditos), correspondência técnica, científica, profissional e institucional; ficheiros temáticos, topográficos, onomásticos e iconográficos, bem como desenhos e espécies fotográficas, provas em papel, a preto e branco e a cores, diapositivos, em que a maior parte deste material é da sua própria autoria.

A catalogação deste espólio tem sido efectuada por técnicos de arquivo que integram a RTEACJMSS, utilizando para tal a aplicação DIGITARQ, actualmente cedida em open source pela Direcção-Geral de Arquivos (DGARQ) . A sua consulta implica um pedido prévio à Direcção do Museu Nacional do Azulejo.

A primeira inventariação do espólio de João Miguel dos Santos Simões encontra-se já disponível em PDF (620 KB). Este documento poderá ajudar os investigadores a conhecer melhor o seu conteúdo, enquanto a Rede Temática ultima a catalogação no sistema Digitarq para divulgação num futuro próximo através do site do Museu Nacional do Azulejo e da Rede.



Para uma descrição mais pormenorizada do espólio, consultar:
Susana Varela Flor, “O Espólio de João Miguel dos Santos Simões”, João Miguel dos Santos Simões 1907 – 1972, Lisboa, Ministério da Cultura / Instituto Português de Museus / Museu Nacional do Azulejo, 2007, pp.223-236.
[link para pdf - 3,12 MB]

Imagem: MNAz, EJMSS, caderno de apontamentos da viagem a Espanha, 1948
MNAz, EJMSS, caderno de apontamentos da viagem a Espanha, 1948
Imagem: MNAz, EJMSS, caderno de apontamentos da viagem a Espanha, 1948
MNAz, EJMSS, caderno de apontamentos da viagem a Espanha, 1948