Quem somos | Investigadores | Susana Varela Flor
Imprimir documento


Foi investigadora e coordenadora da RTEACJMSS desde Novembro de 2006 e até Novembro de 2012.
 
Doutorada em História, especialidade Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 2010, com a tese intitulada "Aurum Reginae or Queen-Gold: a Iconografia de D. Catarina de Bragança entre Portugal e Inglaterra de Seiscentos", sob orientação do Prof. Doutor Vítor Serrão e co-orientação da Profª Doutora Maria Paula Marçal Lourenço. 

Mestre em Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 2003, onde apresentou a tese intitulada "Do seu tempo fazia parelha aos mais: Marcos da Cruz e a Pintura Proto-barroca da segunda metade do século XVII", sob orientação do Prof. Doutor Vítor Serrão. 

Esteve desde o primeiro momento ligada à criação da Rede Temática em 2006. Foi responsável pela inventariação do espólio de João Miguel dos Santos Simões e pela sua transferência para o Museu Nacional do Azulejo. Integrou o Comissariado Científico da exposição evocativa do centenário do nascimento de João Miguel dos Santos Simões em 2007. Estruturou nesse ano a Rede Temática em Estudos de Azulejaria e Cerâmica, assumindo o papel de Coordenação da mesma e possibilitando a expansão do número de bolseiros agregados ao projecto. Teve a responsabilidade de dirigir as tarefas ligadas ao estudo, inventariação e promoção do espólio de João Miguel dos Santos Simões (Arquivo Santos Simões), a sua catalogação e registo no programa DIGITARQ e disponibilização no website da RTEACJMSS; a coordenação do projecto "Contaminações Artísticas. Arte e Artística do Tempo Barroco em Portugal"; e a inventariação da pintura e outras artes móveis que integram os acervos do Centro Hospitalar de Lisboa Central.