Quem somos | Investigadores | Lúcia Marinho
Imprimir documento


Investigadora do Az desde 2007 e, desde Abril de 2012, bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com o tema Santa Teresa de Jesus em Azulejaria e Pintura do século XVIII, sob a orientação do Professor Doutor Vítor Serrão e co-orientação do Dr. Alexandre Pais (SFRH/BD/76753/2011). De momento, prepara a defesa da sua tese, que irá decorrer em Janeiro de 2018.

É licenciada em História, variante de História da Arte, pela mesma faculdade (2003). Colaborou na Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves entre 2003 e 2005, nas áreas de inventário e exposição, participando na organização da exposição temporária João Vaz (1859-1931) - Um Pintor do Naturalismo, realizada em 2005. 

É mestre em Arte, Património e Restauro desde Fevereiro de 2011 pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a tese intitulada Guardiães do Tempo: A Arte da Relojoaria na Colecção da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, sob orientação do Professor Doutor Vítor Serrão e co-orientação do Sr. Comandante Luís Couto Soares, especialista na área da relojoaria. Na tese deu ênfase ao estudo incluso sobre relógios na azulejaria e sua representação.

Como investigadora do Az, participou em projectos como Az Infinitum - Sistema de Referência e Indexação de Azulejo, Inventário do património azulejar do Centro Hospitalar de Lisboa Central, Fachadas azulejadas do Concelho de Ovar e Iconclass - tradução para português, entre outros.