Quem somos | Investigadores | Rosário Salema de Carvalho
Imprimir documento


É investigadora do Az desde Outubro de 2007 (bolseira FCT SFRH / BGCT / 33165 / 2007). Actualmente desenvolve um projecto de pós-doutoramento dedicado à questão das guarnições no azulejo barroco, tendo como instituição de acolhimento a RTEACJMSS e o Museu Nacional do Azulejo (SFRH / BPD / 84867 / 2012). É doutorada em História, especialidade História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 2012, com a tese intitulada A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725]. Autorias e biografias - um novo paradigma, sob orientação do Prof. Doutor Vítor Serrão e co-orientação da Prof. Doutora Ana Paula Rebelo Correia. 

Em 2007 defendeu Mestrado em Arte, Património e Restauro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com a dissertação intitulada "... por amor de Deus, Representação das Obras de Misericórdia, em painéis de azulejo, nos espaços das confrarias da Misericórdia, no Portugal setecentista". Tem desenvolvido investigação na área do património e, principalmente, na área da Azulejaria Portuguesa, com vários livros e artigos publicados. 

É coordenadora do Az e responsável pelos projectos relacionados com estudos de azulejaria e inventário (em colaboração com a empresa Sistemas do Futuro e o Museu Nacional do Azulejo para o desenvolvimento do Az Infinitum – Sistema de Referência e Indexação de Azulejo). Entre estes destaca-se o projecto de "catalogação da azulejaria de padrão" (em colaboração com o Museu Nacional do Azulejo). Teve a seu cargo a coordenação do "Inventário do património azulejar do Centro Hospitalar de Lisboa Central", e do "Repertório Fotográfico e Documental da Cerâmica Arquitectónica Portuguesa" (Instituto de Promoción Cerámica - Castellón, Espanha), este último sob a orientação de Francisco Queiroz, do CEPESE. 

Tem ainda sido responsável pela construção de um dicionário de autores, e de uma lista de referências bibliográficas e documentais com interesse na área da azulejaria e cerâmica. Colabora ainda com diferentes especialistas da área da História da Ciência e da Biologia na correcta identificação de temas representados nos painéis de azulejo, que se relaciona com o vocabulário controlado introduzido no inventário. Por fim, tem assumido o papel de webmaster do website do Az.