Quem somos
Imprimir documento


O Az - Rede de Investigação em Azulejo é um grupo de investigação do ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Tem como objecto de estudo a azulejaria produzida e/ou aplicada em Portugal, desde as primeiras manifestações, que remontam ao século XV, até à actualidade.

O objectivo genérico constituir-se como uma estrutura de referência na área da azulejaria, quer em Portugal, quer em termos internacionais, ao nível da investigação, do inventário, da documentação, e da disponibilização à comunidade científica de toda esta informação estruturada e validada cientificamente.

Cumprindo o conceito de articulação em rede, o Az trabalha em conjunto com outras Unidades de Investigação, nacionais e internacionais, e em parceria com instituições que tenham a seu cargo a salvaguarda de património azulejar, como Museus, Câmaras Municipais, Igreja, etc. (ver separador Parceiros).

Na sequência do trabalho efectuado por Santos Simões e outros investigadores, o Az pretende desenvolver a investigação sobre azulejo, do ponto de vista da investigação fundamental e da investigação aplicada, recorrendo ainda às novas tecnologias hoje ao dispor das humanidades, que permitem organizar, sistematizar, cruzar dados e, em última análise, gerar novo conhecimento.

A inclusão do azulejo na era digital permite também divulgar um património único, tornando-o acessível à comunidade científica mundial, através da plataforma informática disponível online, que foi um dos eixos estruturantes do desenvolvimento do grupo e que constitui o seu verdadeiro projeto âncora: Az Infinitum – Sistema de Referência e Indexação de Azulejo (desenvolvido em parceria com o Museu Nacional do Azulejo e a empresa Sistemas do Futuro).

Neste contexto, o Az aposta no vocabulário controlado, desenvolvendo vários projectos nesta área (ver separador Projectos Científicos) e tendo publicado em 2014 o Guia de Inventário de Azulejo in situ.

Este grupo de investigação organiza ainda o seminário mensal AzLab (iniciativa conjunta com o Museu Nacional do Azulejo), que tem como objectivo criar novas perspectivas de análise sobre questões relacionadas com o azulejo, entre as quais a investigação, o inventário, o coleccionismo, a salvaguarda, a criação ou a divulgação do azulejo.

Imagem: ~/multimedia/separadores/P1040694.jpg
Imagem: ~/multimedia/separadores/reitoria.jpg
Imagem: Fred Kradolfer, Reitoria da Universidade de Lisboa
Fred Kradolfer, Reitoria da Universidade de Lisboa